quarta-feira, 17 de junho de 2009

banco alto e uma luneta - capítulo XIX – mantra do sovaco

Janete é uma picareta! O cabelo alisado da Diva, ficou tricolor após a primeira lavagem. Meriluci está agora com o cabelo tão duro, que se encostar na parede, lasca o reboco. Valéria coitadinha, tem poucos dentes na boca e já tinha “cabelo ruim” como ela mesma dizia. Agora, Valéria da lanchonete está sob a alcunha de Valéria das cavernas... não é preciso nem descrever o que Janete lhe proporcionou... Jorge da portaria estava radiante em seus cinco dias de “Beiçola”. Após lavagem, ficou a cara do Macunaíma no ato de seu nascimento.
Eu, acho bem que fui salva pela boneca caolha. Se não entrasse na piscina logo após a escova pró-regressiva formolife de morango e chutney de litchia, talvez estivesse hoje, careca.
Meus cabelos começaram a cair no dia seguinte à minha tentativa de ser detentora de um liso profundo.
Moro num quartinho emprestado nos fundos de uma lanchonete, tenho uma geladeira cujas laterais não são de inox, minhas pernas e bunda estão cada vez mais flácidas, Sr Irene resolveu nutrir uma paixão por mim (que fique em estado platônico pela eternidade), Ademar só me aparece em sonhos... realmente, só me faltava perder o cabelo!
Não importa o lugar que esteja, se der vontade de número “um”, vou ao banheiro de mãos vazias e tudo bem... mas se a vontade for de número “dois”, aí a coisa é mais complexa. Não sei me concentrar sem uma boa leitura. Um livro, revista, jornal, bula de remédio, rótulo de shampoo, folheto de propaganda, latinha de atum, receita, bíblia, manual de instruções, dicionário, enfim... me agarro a qualquer coisa com palavras que estiver pela frente e vou ao trono.
Numa dessas idas, ainda preocupada com minha queda capilar, peguei de cima do balcão da lanchonete o jornalzinho do bairro. Mais tijolinhos de propaganda que matérias. Entre um anúncio de cartomante e um de mecânico de bicicletas, estava lá... “Faça como o índio caramujocu e acabe de vez com o problema da calvície!”
Saí do banheiro esbaforida, fui até um orelhão, na rua em frente ao Piscina Lazer e Cia e encomendei um kit capilar de raiz de sucuribiuçu, produzido pela caramujocu cosméticos ltda.
A encomenda chegou em 48 horas. Ontem à noite, ao tomar banho, esfreguei abundantemente o tônico por toda a cabeça, deixando escorrer a espuma pelo rosto, axilas...
Fechei os olhos e imaginei caramujocu em pessoa, ensaboando minha cabeça e dizendo: “hoje, moça guardiã é sinead O’Connor, amanhã, moça guardiã será Elba!”
Saí do banho confiante. Fui dormir e sonhei que Ademar se ajoelhava aos pés de meu banco alto e gritava, fazendo ulular seu pomo de Adão: Jogue suas tranças Rapunzel! Ao final do sonho, Ademar enchia Sr Irene de Porrada.
Acordo hoje como todos os dias. Faço xixi, escovo os dentes e... Ôpa!! Quem pôs uma portuguesa do Cais do Porto em meu espelho??
Caramujocu é tão picareta quanto Janete! Não me pareço com Elba... Nenhum fio de cabelo a mais na cabeça e um buço de dar inveja a Charlie Chaplin logo abaixo do nariz...
Estou atrasada! Coloco um lenço na boca e peço a Jorge da portaria que me empreste seu barbeador. Tu tá na moda da novela é?! Tá quase que irmã daquela Maya!, diz ele me entregando uma Gilette pra lá de usada...
O buço já está raspado! Sigo para meu banco alto. Estico meus braços segurando nas barras de ferro que formam a escada e... Carambola! Foi-se uma portuguesa e veio uma hiponga de dar inveja a Janis Joplin! Primeiro pensei que fosse um enorme besouro cabeludo beijando meu sovaco... agora vejo que são cabelos... verdadeiramente meus. Queria que Elba estivesse na cabeça e não nos sovacos.
Sr Telles não pára de me observar. Grudo os braços ao corpo e não levanto por nada. Só desejo que o dia acabe, que caramujocu tome bem lá na última sílaba...
O dia passa e, com medo de esquecer do bicho cabeludo debaixo de meus braços, repito no pensamento sem cessar: "o sovaco é cabeludo, o sovaco é cabeludo...”
Um rapazinho quica a bola no pé, na coxa, no ombro, roda no dedo, faz mil peripécias e... Pega aí!, diz ele me jogando a bola, todo animadinho.
Obviamente, o reflexo do corpo é mais rápido que o mantra “o sovaco é cabeludo”. Levanto os braços e pego a bola com destreza... deixo à mostra, toda minha tristeza...
Se houvesse uma oportunidade para eu mudar de vida...

Leu?
Assista a seguir, filme de trecho do capítulo:

Um comentário:

  1. Adorei!
    Sério que tá acabando?... Snif! Qual será a próxima blognovela?
    Gil

    ResponderExcluir